quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal


Vozes da Rádio - Peúgas e Pijama


Dia 24 de Dezembro, véspera de Natal. As mulheres da minha vida embrenham-se em cozinhados, a casa impregnada de um cheirinho a doce, os homens conversam animados no sofá. Ainda são quatro da tarde.

Hoje em dia, muitos dizem que não gostam do Natal. Que o que resta do Natal é o consumismo, o dinheiro e as prendas, e a hipocrisia de visitar a família que ignoramos durante o resto do ano. E eu respondo que não, não é nada disso. O Natal é aquilo que cada um faz dele.

O meu é maravilhoso. Familiar, sem frivolidades, cheio de amor. Na casa dos avós, com a lareia acesa e um pequeno pinheiro que brilha ao canto. Com uma mesa cheia de comida, a ajudar a avó, a mãe e a tia a preparar as travessas e a provar as sobremesas, uma a uma. Com a guitarra do tio Quim e umas canções. Ou uns quantos jogos. Com muita conversa e risos à mistura. E depois chega a meia-noite, com o Pai Natal de serviço do ano. A alegria da única criança, e a felicidade pela troca de presentes por mais modestos que possam ser. O dizer a alguém gosto muito de ti.

É assim o Natal desde que me lembro, em família. E não poderia imaginar nada melhor. Feliz Natal.

Sem comentários: