quinta-feira, 12 de julho de 2012

Da multiculturalidade de Londres

Estava eu no outro dia a conversar com uma aluna estagiária do meu serviço que é de origem muçulmana. Usa véu, vive com os pais e é filha de pais muito tradicionalistas. Perguntava-me ela se tenho marido, respondi-lhe que não. Ou então se tenho namorado e estou a pensar casar. Respondi-lhe que nem sequer consta dos meus planos tal pensamento. Fez uma cara de horrorizada, como que a dizer que estou velha e pronta para ficar para tia.

Começou então a contar-me que ainda não tem marido - tem 24 anos, apenas mais um que eu! - mas que os pais já foram ao Paquistão escolher-lhe um marido e que vai conhece-lo no próximo mês. Acrescentou que está muito entusiasmada com isso porque quer sair de casa dos pais, mas antes tem de ter um marido para a proteger. Fiz um sorriso amarelo e disse que eu, portuguesinha da silva e não particularmente religiosa, não tenho esse problema, que vim para Londres sozinha, que os meus pais confiam em mim e estão felizes com o que eu quero fazer da minha vida, mesmo sem ter marido para me proteger (ou me controlar no caso de eu querer virar uma devassa). 

Sem comentários: